top of page

{Acabamento} Laca no mobiliário

Olá, você já deve ter ouvido falar em laca ou móvel laqueado, certo? A laca é um tipo de pintura usada em interiores, aplicada em móveis, portas, rodapés, etc.. Em materiais como madeira, mdf e metais, por exemplo. Pode ter acabamento fosco, acetinado ou alto brilho, com uma grande cartela de cores disponibilizadas por marcas especializadas. O acabamento em pintura laca é sofisticado e realça o design do mobiliário. É uma boa sugestão para restaurar ou incluir novos móveis, assim dando um novo conceito para o décor de casa. É uma pintura, portanto, mais delicada e sujeita a riscar, trincar ou lascar, etc. (evite usar em cozinhas e locais muito movimentados; em mesas e aparadores pode-se usar vidro em tampos para proteger). Por isso, exige mais cuidados que uma lâmina de mdf. Veja alguns projetos onde utilizei a laca no mobiliário e inspire-se para um projeto!

(Foto 1: Detalhe de uma composição: desenhei nichos intercalados com portas, combinando a lâmina madeirada com pintura laca turquesa na estante do home office - Projeto Home Office, Apto. H.L., São José/SC - por Marina Sá Interiores)

(Foto 2: Mesa de cabeceira toda em laca cor corda, com design diferenciado da Masotti - Projeto Suíte do Casal, Apto. R.C, São José/SC - por Marina Sá Interiores)

A pintura pode ser feita manualmente com pistolas ou por máquina e robôs, esta última geralmente utilizada por grandes indústrias moveleiras. A quantidade de camadas, polimento e acabamento depende de cada fabricante e irá determinar sua qualidade.

(Foto 3: Em visita a fábrica Dell Anno, no parque industrial Unicasa, registrei o momento em que o robô executava a pintura laca de peças sob medida. À direita, as peças prontas secam e aguardam para serem embaladas. Acabamento perfeito).

(Foto 4: Mais uma composição de laca com lâmina madeirada num projeto de sala. Aqui, desenhei o aparador e a grande prateleira tipo "pranchão", que compõem com o painel e as gavetas madeiradas. - Projeto Living - Apto. M.G., Itacorubi, Florianópolis - por Marina Sá Interiores)

(Foto 5: A mesa de cabeceira infantil foi comprada ME Móveis, que foi personalizada com laca em amarelo brilho para trazer um toque de cor e alegria. - Projeto Quarto infantil - Apto. R.C., São José/SC - por Marina Sá Interiores)

(Foto 6: Um aparador no hall de entrada, com estilo contemporâneo e acabamento em laca branco brilho, da Masotti.- Projeto Hall e Sala de Jantar - Apto. R.C, São José/SC, por Marina Sá Interiores)

(Foto 7: A mesa de jantar marca presença, design contemporâneo, laca branco brilho e um tampo de vidro branco para proteção, da Ettore Design. - Projeto Living e Jantar - Apto. R.C, São José/SC, por Marina Sá Interiores)

Laca realmente faz a diferença num projeto! Precisando de ajuda para incluir na sua casa, conte comigo!

Grande abraço!

Por Marina Sá Designer de Interiores

contato@marinasa.com.br

www.marinasa.com.br

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page